A1
Gestão
A2
Estudos preliminares
A3
Especificação Técnica
A4
Conceção de Sistema de Apoio à Decisão para o Envelhecimento de Vinho do Porto Branco
A5
Design industrial e prototipagem
A6
Testes e Ensaios
A7
Validação em ambiente relevante
A8
Promoção e divulgação dos resultados
A1. Gestão
Esta atividade tem o objetivo de garantir uma eficaz coordenação e gestão do projeto, no sentido de garantir que os objetivos preconizados para o SMARTAGEING são atingidos.
A2. Estudos preliminares
Com esta atividade pretende-se definir os parâmetros de qualidade das diferentes categorias de vinho do Porto Branco, de forma a encontrarem-se marcadores químicos, cromáticos e sensoriais que sirvam de referência para as atividades posteriores. Para além disso, é objetivo desta atividade o levantamento dos sensores comerciais existentes para a medição destas grandezas, bem como as ferramentas e tecnologias de inteligência computacional e recomendação que poderão ser utilizadas no sistema IoT de suporte à decisão.
A3. Especificação Técnica
Nesta atividade pretende-se desenvolver um conjunto de tarefas cujo objetivo é o de especificar os principais elementos que constituem o projeto, nomeadamente (i) os componentes físicos do sistema de monitorização; (ii) os componentes físicos do sistema de atuação e de controlo; (iii) modelos preditivos para o processo de envelhecimento do vinho do Porto Branco; (iv) aplicação web para a gestão dos sistemas de monitorização e de decisão; e (v) camada de serviços para a componente de inteligência artificial que auxiliará o suporte à decisão.
A4. Conceção de Sistema de Apoio à Decisão para o Envelhecimento de Vinho do Porto Branco
Com esta atividade pretende-se a compreensão do mecanismo de acastanhamento do vinho do Porto Branco e dos fatores que influenciam a velocidade de acastanhamento, bem como a qualidade do produto final.
A5. Design industrial e prototipagem
Esta tarefa tem como objetivo o estudo das soluções mais adequadas em termos do design industrial da componente de sensorização, bem como prototipagem das componentes físicas do sistema integrado.
A6. Testes e Ensaios
Desenvolvimento de um modelo preditivo do processo de envelhecimento do vinho do Porto Branco e efeito na qualidade e velocidade de envelhecimento.
A7. Validação em ambiente relevante
Com esta atividade pretende-se validar o modelo preditivo de envelhecimento do vinho do Porto Branco, do funcionamento do atuador e respetivo sistema de controlo, durante um período de 12 meses, em ambiente de adega.
A8. Promoção e divulgação dos resultados
Na atividade 8 pretende-se a divulgação e promoção dos resultados do projeto ao nível nacional e internacional, com vista à divulgação científica e capitalização do trabalho desenvolvido. Para tal, incidir-se-á na promoção do trabalho entre a rede de contactos dos promotores envolvidos no projeto, de modo a garantir uma rápida difusão dos resultados junto da comunidade científica, de empresas e de mercados setoriais e geográficos-alvo. Pretende-se ainda gerar uma identidade visual para o projeto e assegurar uma comunicação clara dos avanços efetuados (em termos económicos, técnicos e funcionais). O objetivo é, deste modo, o de incrementar o nível de difusão de conhecimento e de resultados alcançados com sucesso para que estimulem o potencial de negócio perspetivado com o decorrer deste projeto. É ainda objetivo consciencializar o mercado para o impacto técnico e económico das soluções a desenvolver e garantir a sustentabilidade dos resultados no período pós-projeto.